quarta-feira, 2 de maio de 2012


O futuro é agora como usar as TICs?

O futuro é agora, pois as TICs, já estão presentes em nossas vidas, assim não podemos ficar indiferentes a elas. Sabemos também do grande potencial  educacional das mesmas que quando usadas corretamente contribuem e muito  no processo de ensino aprendizagem e os tornam  abertos e inovadores.

Porém, não basta somente essas tecnologias estarem presentes na escola, elas não são só um enfeite, é preciso haver mudança na metodologia de ensino, para que assim realmente se possa oferecer a aprendizagem mediada pela tecnologia.

Cabe ressaltar que o uso das TICs em sala de aula é uma maneira de tornar as aulas mais condizentes com a realidade vivida pelos alunos, esses que são os nativos digitais, assim as aulas ficam mais atrativas e o aprendizado acontece de forma dinâmica e interativa.

Um exemplo da utilização das TICs em sala de aula são os jogos educativos online. Que é uma maneira de aprender se divertindo.

 Outra forma de usar as essas tecnologias, é a interação e troca de conhecimentos, que acontece principalmente por meio de fóruns, blogs e chats.

Também é possível que o professor prepare melhor suas aulas, tendo acesso a vários conteúdos o que ajudará a ampliar a forma dele dar aula, como por exemplo:

ü   Artigos e notícias recentes sobre o tema que vai tratar em sua aula,

ü   Pode entrar em contato com colegas conhecidos ou não, e especialistas para pedir opinião, tirar duvidas referentes ao conteúdo, metodologias, estratégias de ensino aprendizagem.

ü   Pode ter acesso a programas, vídeos, exercícios e copiar imagens, sons trechos de vídeos.

Devido a grande infinidade de materiais disponíveis facilmente se perceberá se o professor está realmente atualizado, e se preparou para a aula.

O professor pode começar dando introdução a um determinado assunto, chamando atenção, depois ele chama seus alunos a fazerem pesquisas em grupo ou de forma individual, para que os mesmos construam seus próprios pareceres sobre o assunto. Assim, acontecem trocas de conhecimentos, discussões. O professor passa a ser um facilitador, pois estimula, acompanha a pesquisa, debate os resultados.

Os alunos também tem a oportunidade de consultar a colegas, (até mesmo os de outras escolas, de outras cidades, de outros países.) e trocar materiais, resultados, vídeos...

Por meio a das TICs o professor tem a chance de atualizar-se, comunicar-se mais, de procurar outros métodos de difusão do ensino.

Assim o professor além de informar, também  deverá estimular, orientar, relacionar, mas só é capaz disso aquele que é conhecedor, e que sabe se comunicar. Nesse contexto, o professor para exercer sua função de maneira apropriada e com qualidade, terá que se atualizar constantemente e estar aberto a participação do aluno, aprendendo com ele, interagindo para construir conhecimento.
Assim para que as TICs entrem de corpo e alma na educação e que sejam usadas de modo proveitoso para enriquecer a aprendizagem, cabe ao professor estar sempre em busca de inovações e aperfeiçoamentos, buscando novas formas de instruir seus alunos  e instigando-os, motivando-os  sempre a pensar e refletir para construírem suas próprias ideias e conhecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário